terça-feira, 15 de abril de 2014

O Grande Mestre (Yip Man)

Biografia mitológica do mentor de Bruce Lee


2008 / China / 106 mim
China, 1935. A cidade de Foshan prospera em harmonia com suas muitas escolas de artes marciais. O sossego é interrompido com a chegada do forasteiro Jin Shan Zhao que vê a oportunidade de abrir um dojo em meio a tantos praticantes. Para atrair alunos ele desafia todos os mestres da área e derrota-os com facilidade, trazendo vergonha à cidade. Toma conhecimento então de Yip Man (ou "Ip Man"), mestre supremo que não possuí discípulos porém carrega grandiosa reputação. Zhao o encontra e exige uma luta. Muito embora relutante com a proposta, Ip Man vence-o com seu poderoso estilo Wing Chun, defendendo mais uma vez a honra do local.

Todavia, destino muito pior afeta todos em Foshan quando os japoneses ocupam a cidade em 1937, na Segunda Guerra. Ip Man perde a casa e mal conseguindo alimentar a esposa e filho, submete-se a um trabalho precário, enquanto seu país é estilhaçado por ódio racial e conflitos nacionalistas.

General Miura, líder da ocupação em Foshan e habilidoso carateca, convida lutadores chineses para enfrentar seus soldados japoneses, prometendo um saco de arroz a cada vitória. Muitos chineses veem isso como oportunidade de vingança contra a forte opressão, enquanto outros aceitam o duelo pela oferta.
Quando um de seus amigos é levado para a arena e não retorna, Ip Man voluntaria-se e acaba encontrando ainda mais motivos para lutar. Usa então seu Kung Fu para atacar de verdade e surpreende o general ao derrotar vários inimigos sozinho. Mas a vitória representa somente o início da batalha.


Donnie Yen, a celebridade que interpreta Ip Man - que além de ator é diretor, produtor, coreografo e medalhista mundial de Wushu*, disse em entrevistas que O Grande Mestre não trata-se de um filme de Ação, mas sim de Artes Marciais. À vista disso, não se engane; não é só mais um filme chines da antiga "Sessão Kickboxer" da Band com lutas sem gravidade e com enredos sem pé nem cabeça. É competente ao gênero mas ao mesmo tempo consegue inovar, com melhores atuações (talvez o auge de Yen), fotografia mais cuidadosa e som (quase) de qualidade.


Sammo Hung, lutador veterano e aclamado coreógrafo de Hong Kong (mais conhecido no ocidente por trabalhos com Jackie Chan e John Woo), assina o espetáculo visual, com lutas pra lá de eletrizantes. Os movimentos absurdos foram substituídos por golpes mais convincentes, em uma belíssima coreografia que conserva e respeita a doutrina marcial tradicional. 

A pancadaria é em larga escala, mas não abandona o moralismo. A disciplina utópica e o heroísmo são sobrepostos à realidade, o foco é direcionado à filosofia e à coreografia e, para variar, ao velho rancor hongkonguiano dos nipônicos. Tudo isso deixa muito pouco espaço para a incorporação dos fatos históricos.

Em O Grande Mestre não somente os golpes são de mentira, mas igualmente quase toda a narrativa. A obra é levemente baseada na real história do mestre chinês. Quando atrair audiência é objetivo principal, mutações sensacionalistas acontecem e terceiros pontos de vista surgem, afinal o real quase nunca é tão interessante.  

Alguns pontos fracos podem ser notados, contudo não comprometem a aventura. Tampouco as similaridades entre Operação Dragão e O Mestre das Armas defasam seu valor, pois sintetiza o que há de melhor em cada um deles. Assim, assume com louvor um destacado lugar no gênero cinematográfico chines. Recebeu 12 nominações no Hong Kong Film Awards e ganhou nas categorias de Melhor Filme e Melhor Coreografia.

A Verdadeira História



Ip Man (1893 - 1972)
Ip Man nasceu em Foshan em boas condições e cresceu com fina educação. Começou a praticar o Wing Chun aos 13 e aos 24 tornou-se policial. Mudou-se para a vila de Kwok Fu durante a ocupação japonesa retornando somente após a guerra para reassumir o cargo. No final de 1949 o partido comunista ganhou a guerra civil, fazendo-o fugir para Hong Kong sem sua família. Ali abriu uma escola de Wing Chun. Seus estudantes, com o tempo, ajudaram a aumentar sua reputação, superando outros estilos marciais com suas habilidades.

Fumava muito e usava ópio regularmente. Morreu de um câncer na garganta aos 72 anos, sendo um dos primeiros mestres a ensinar o sistema de luta publicamente. Em 1954 teve como discípulo um garoto de 13 anos que o procurou machucado de uma briga de rua. Seu nome era Bruce Lee. Ip Man teve que dar aulas particulares ao pupilo que não era aceito pelos outros alunos por sua mistura étnica. Em 1959 Lee retornou aos Estados Unidos e nunca deixou de praticar o que aprendeu.

O Wing Chun


"Perdurável Primavera" em tradução literal, é uma arte marcial do sul da China que distingue-se por sua simplicidade e eficiência. Desenvolvida para permitir que qualquer pessoa possa defender-se independentemente de idade, força ou sexo; é um combate prático de curta distância que economiza movimentos, composto por defesas, socos curtos e chutes baixos. Descarta acrobacias e anula o alcance dos golpes de oponentes com vantagem física, utilizando o agressor contra ele mesmo ao atacar de dentro de seu perímetro ofensivo.

Sua origem é um mistério. A lenda mais popular é a contada pelo próprio Ip Man. De acordo com ele, Ng Mui foi uma abadessa no monastério Shaolin de Henan que conseguiu escacar da destruição trazida pela forças de Qing durante o reino do imperador Kangxi (1662 - 1722). Em seu exilo, conheceu uma jovem de 15 anos chamada Yim Wing-Chun, que estava sendo ameaçada e forçada a casar-se com um bandido. Ng Mui ensinou Yim como defender-se, aplicando seu grande conhecimento de artes marciais em um sistema que a garota pudesse aprender rapidamente e sem necessidade de uso de muita força. A garota derrotou o agressor e casou-se posteriormente com o guerreiro Leung Bok Chau.
Certo dia, enquanto observava o marido treinar, passou a criticá-lo e a apontar falhas em seu estilo, deixando-o enfurecido. Este, por sua vez, desafiou-a mas foi imediatamente derrotado. Reconhecendo a vitória da esposa, pediu-lhe que o ensinasse e, posteriormente, nomeou o estilo em homenagem a ela.

A grande popularidade do Wing Chun no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee. O discípulo de Ip Man praticou, valorizou e difundiu as técnicas, das quais são a base do Jeet Kune Do, sistema de artes marcias que ele viria a criar tempos depois. Bruce Lee morreu poucos meses após seu mestre, em 1973.


Curiosidades


* Wushu significa "arte marcial" ou "arte militar". Tornou-se um esporte derivado do Kung Fu em 1949, num esforço para padronizar a prática das lutas tradicionais. Hoje é um esporte internacional de contato e exibição, com campeonato mundiais a cada dois anos desde 1991.

Em 2010 saiu a continuação Ip Man 2, narrando os eventos da mudança do mestre para Hong Kong até conhecer Lee. Em janeiro de 2014 foi anunciada a terceira parte para 2015.

O personagem já apareceu em diversos outros filmes do gênero. Em 2013 o diretor Kar Wai Wong lançou também uma semi-biografia de Ip Man chamada de The Grandmaster. O conceituado (e rico) diretor dedicou-se por dez anos ao projeto. A tradução brasileira ignorou a existência do antecessor de 2008 e nomeou-o com exatamente o mesmo nome. O outro "O Grande Mestre" e foi exibido nos cinemas brasileiros em Abril de 2014.

Warrior's Dream é um curta de animação muito bacana que concede um encontro às lendas Bruce Lee e Donnie Yen.

Site oficial / IMDB / Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário