terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Vicious


Reino Unido / 6 Episódios / 2013
Se você está acostumado com a intrepidez de Gandalf ou com a impetuosidade de Magneto, é melhor que esteja preparado para ver Ian McKellen sendo uma amarga bicha louca.

Vicious é uma sitcom britânica produzida por Gary Janetti (Will & Grace e Uma Família da Pesada) sobre o cotidiano politicamente incorreto e vil de um casal gay da terceira idade.

Freddie (McKellen) e Stuart (Jacobi) vivem juntos há quase 50 anos, numa relação sustentada por pesadíssimas afrontas.

A rotina é afetada quando o jovem Ash (Iwan Rheon) se muda para o prédio e passa a visitar para pedir conselhos. Além dele, o casal conta sempre com os desabafos de Violet (Frances de la Tour), uma senhora ninfomaníaca e muito carente.

Um elenco veterano de filmes e de séries televisivas, juntos em um "quase" fiasco, salvo mesmo somente pela reputação de cada um.

A crítica foi severa. Veículos importantes como o  Sunday Mirror, o Guardian, e o Daily Telegraph não se acanharam ao descer a lenha na série. Já o London Evening Standard a descreveu como "uma maldosa paródia que não poderia ter sido mais desagradável mesmo que escrita por um heterossexual malévolo e recriminador".


E mesmo prestigiando o elenco, fica difícil discordar. Situações monótonas, piadas simplórias e humor negro abusado, a ponto de ser desagradável (principalmente quando faz piadas com estupro). Não dá para rir com Balthazar, por exemplo, o supérfluo cão do casal. Contudo, chega uma hora que as ofensas são tamanhas que temos o luxo de algumas gargalhadas.


Em suma, espera-se mais de uma sitcom genuína (gravada com platéia e tudo mais) e, principalmente dos diálogos. A segunda temporada foi confirmada para 2014 (também com seis episódios) e em meio a tanta crítica, é bem possível que a qualidade melhore. Desta temporada, não há muito além de uma auto-paródia dos protagonistas, que apenas vez ou outra são realmente engraçados.


A série foi exibida pelo canal britânico ITV e ainda é inédita no Brasil. Além dos seis episódios, há um especial de Natal.

McKellen, aos 74 anos de idade, exprime avidez pela atuação e, em paralelo, assume uma postura admirável pela sua causa pessoal, a homossexualidade. É um militante presente em diversas frentes pelo mundo todo.

Curiosidades

"Vicious Old Queens" era o título original que acabou sendo amenizado pela emissora.


McKellen disse em entrevista que ele e Jacobi fizeram escola de teatro juntos e tinham uma queda um pelo outro, embora nunca admitiram na época.


Freddie menciona seu papel de vilão em Doctor Who. O ator narra a voz da "Grande Inteligência" no especial de natal de 2012, intitulado The Snowmen.

Antes da série, McKellen já havia nos dado uma engraçada prévia na BBC Two's Extras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário