quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Os Croods

Platão salva a DreamWorks


2013 / EUA / 98 mim
DreamWorks Animation já passava por maus bocados, mas foi o fracasso de A Origem dos Guardiões de 2012 que realmente agravou a situação. Em fevereiro de 2013, 350 funcionários foram demitidos e já se rumorava que se Os Croods fracassasse, a empresa rumaria à falência. Acontece que o filme emplacou e rendeu um dos maiores retornos financeiros da história do estúdio.

"Passamos a maioria dos dias dentro da nossa caverna, no escuro. Noite após noite, dia após dia." reclama Eep (Emma Stone), uma garota pré-histórica. Segundo o seu pai Grug (Nicolas Cage), "tudo o que é novo é mal", por isso exige que todos permaneçam sempre na caverna, saindo apenas para buscar alimento. Como a curiosidade de Eep é mais forte que a opinião de seu pai, em uma de suas saídas furtivas conhece Guy (Ryan Reynolds), um garoto muito diferente que fala sobre o "início do fim do mundo". Ela não lhe dá ouvidos até que um terremoto engole sua caverna, e toda a família é obrigada a conhecer um mundo incrivelmente novo, cheio de perigos, maravilhas e incertezas.

Uma animação sem inovação somente para diversão. Não espere nada além disso em Os Croods. Imita A Pequena Sereia, plagia Avatar, rouba vilões de A Batalha de Riddick deseja ser A Era do Gelo. E para temperar essa mistura, um estúpido mascote, um arco iris de cores em cada cena e infames piadas de sogra (por mil diabos! quem gosta de piadas de sogra?).

É parte da identidade das animações atenderem dois públicos, as crianças e os adultos. O segundo público, mais crítico, além de qualificar o filme para outro público, também busca satisfação e tem altas expectativas. Os Croods tenta fazer isso, mas falha, deixando a animação mais para a criançada mesmo.

A falta de criatividade infelizmente atinge toda a obra. Os nomes dos personagens são um desastre; "Eep", em inglês, significa aquele característico gritinho feminino de pânico, enquanto o nome "Grug" é só para rimar com "hug", (abraço); "Belt" (cinto), o estúpido preguiça tem o nome da sua função. Para piorar ainda temos "Guy", "Ugga" e "Gran"... é quando percebemos que até o título é ruim: "Croods", assim como todos os nomes, é outra gíria, dirigida a quem come demasiado e está sempre famintoMais criatividade, penso eu, sairia de uma mente primitiva.

A primeira caçada é um dos pontos fortes do filme (senão o melhor! mesmo lembrando muito a corrida de Tatooine de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma). As cenas são muito rápidas e divertidas; os ângulos de câmera e a absurdez dos eventos tiram gargalhadas, principalmente com Sandy, a caçulinha que mais parece mais um animal. O filme todo, na verdade, tem um ritmo muito acelerado; mesmo sem o relógio, os personagens correm contra o tempo para sobreviver e continuar sobrevivendo (assim como o estúdio). Esses rápidos frames dessa aventura pré-histórica talvez não sirvam somente para agravar o humor, mas também para para atender o público moderno e dinâmico, que carece de tempo até para pensar.

O filme apresenta conceitos de Filosofia, com a alegoria da caverna de Platão, Mitologia, com o fogo de Prometeu e Ciência, com a evolução darwiniana. Mas nada digno de reflexões, pois não é o foco. A formula simplista faz sucesso e a DreamWorks é a prova disso. Fazer um filme sem conteúdo, sem muita qualidade gráfica, mas que seja rápido e divertido, é mais fácil e vende muito mais (se colocar um mascote então, nem se fale! Já vimos por aí pinguins, gato de botas, esquilo, Mínions e todo tipo de loucura virarando até franquias - espero que não venha a ser o caso do estúpido Belt).

Por fim, agora que a empresa progride novamente, esperemos que as animações sejam levadas mais a sério, com inovações e surpresas, pois para os dias de hoje, Os Croods não passa de uma animação primitiva.

Curiosidades

Os Croods foi a primeira animação da DreamWorks a ser distribuida pela 20th Century Fox.

Espere os créditos para ver um show dos roedores pré-históricos.

A continuação já foi anunciada (claro!) porém ainda sem data divulgada.

Frase
Never not be afraid.

NOTA 6,5

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0481499/

Um comentário: