sábado, 8 de janeiro de 2011

Kick-Ass - Quebrando Tudo



EUA / Reino Unido / 2010 / 117 mim
 
Há muito tempo o mundo vibra com os super-heróis dos quadrinhos e televisão. Mas por que diabos nunca ninguém pensou em ser super-herói na vida real?

É a partir dessa curiosa própria indagação que Dave (Aaron Johnson), um garoto perfeitamente normal, se dá conta que o mundo precisa de um super-herói de verdade, e
mesmo sem nenhuma habilidade ou super-poder, parte em busca de justiça com seu pouco intimidador uniforme. Entretanto, logo descobre que a vida não é como nos quadrinhos e se mete em uma perigosa situação em que é salvo pela pequena Hit-Girl (Chloe Moretz) e Big Daddy (Nicholas Cage), dois (anti) heróis que também fazem justiça com as próprias mãos.

Muito me surpreendeu o filme iniciar sereno, como uma comédia de adolescente e de repente se tornar um violento filme de ação. Um mistura curiosa de gêneros. É difícil não se assustar com repentina (e linda) mudança de uma cena engraçada para uma doentemente violenta.

A popularização dos super-heróis no cinema têm se tornado um tanto cansativa e repetitiva por serem blockbusters garantidos. E isso, certamente, só tende a piorar; para se ter uma ideia, adaptações de Thor, Lanterna Verde e Capitão América, serão lançadas em um só ano (2011). Com isso, filmes como Kick-Ass e Scott Pilgrim ganham espaço e conseguem aliviar essa crescente saturação (e serem inclusive melhores).


A jovem Chloe Moretz, é a estrela do filme; com apenas 13 anos de idade estrelou um filme cuja a censura não permitia que ela própria o assistisse (devido, inclusive, às suas próprias cenas violentas). É hilário ver uma menininha tão pequena (e fofinha) destruindo tudo e proferindo pesados palavrões. Na verdade, ao término do filme, pensei se seria moralmente correto uma criança viver um papel tão opressivo. Moralidade à parte, a primeira cena em que ela aparece lutanto é totalmente extraordinária... sublime! A Beatrix Kiddo de Tarantino se sentiria acuada.

A trilha sonora é sensacional! The Prodigy, Elvis, Mika e Ennio Morricone (mestre) deixam as cenas extremamente inspiradoras e empolgantes.

Lanterna Verde, Thor... Será que vocês podem com Kick-Ass e Scott Pilgrim?
Para mim... hummm... definitivamente não!
  
Curiosidades:

Kick-Ass é uma adaptação de uma Comic Book (HQ) escrita por Mark Millar e ilustrada por John Romita Jr. Foi publicada em oito volumes e já disponível no Brasil (muito mais violenta comparada ao filme).

Embora sem nenhuma relação direta com o filme, Stan Lee, o mestre dos quadrinhos (e do oportunismo), também faz uma de suas clássicas rápidas aparições. Neste caso, lendo um jornal.

Há varias menções e referencias e a outros filmes em Kick-Ass. Atenção nos diálogos e nas frases para identificá-las.

A pequena Chloe Moretz comentou em entrevistas que, por ser a filha caçula, não podia dizer palavras profanas em casa e tinha que se referir ao filme como "Kick-Butt".

Logo deverá haver uma continuação pois a segunda parte da HQ já esta sendo publicada (EUA).

Frase:

"With no Power comes no Responsability"

Nota: 9

Um comentário: